segunda-feira, 15 de junho de 2009

Trabalho em equipe



"As equipes brilhantes são formadas por pessoas especiais que, em geral, se irritam umas com as outras. Mas a ajuda "espiritual" de um lider "ilumindado", encontram a forma de serem elas mesmas e ao mesmo tempo consagram-se como equipe"

Tom Peters



"Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos"


Michael Jordan


Não é fácil trabalhar com várias cabeças, com culturas e educação diferentes debaixo do mesmo teto. Fica muito mais difícil ainda quando ficamos confinados dentro de um escritório entre 8 e 12 horas por dia. Sempre haverá um momento onde as "idéias" entrarão em conflito. Quem trabalha com equipe sabe exatamente o que estou falando.


Por muito que se estude e pesquise sobre o comportamento humano, sempre haverá uma lacuna a ser preenchida, nosso conhecimento a respeito desse assunto não acaba com o muito conhecimento que venhamos a adquirir.


Lidar com pessoas é um arte. Isso não se aprende na faculdade. Você pode ter todo o conhecimento de psicologia, uma boa didática, usar das técnicas de neorolinguística, saber trabalhar bem as dinâmicas de grupos, mas isso não será o suficiente.


A máquina administrativa de uma empresa, na maioria das vezes, depende do bom funcinamento das equipes que compõem o seu fluxograma. Ter "filling" com sua equipe já é bom um começo. Em dias atuias não podem mais existir aqueles tipos de líderes linha dura, intransigente, mau humorado, que dá bronca em todo mundo. Esse tipo de indivíduo é um ser despresivél. Ele busca auto afirmação usando do ecesso para dizer que manda; e se não se reciclar estará fora do mercado.


Manter uma equipe coesa e produtiva dependerá exclusivaente de dois fatores, e não pense que um bom salário é um deles pois não é, alimenta as espctativas, mas não sustenta o todo.



  1. O líder que quiser se dar bem com sua equipe terá de ter total controle sobre suas próprias emoções e sentimentos. Ele terá de criar um muro tão resistente e intransponivél, que qualquer insatisfação vinda de sua equipe não o afete emocionalmente.


  2. O líder nunca, nunca mesmo, deverá levar para o âmbito pessoal qualquer que seja a reclamação ou "fofoca" que ele venha ouvir vinda dos "batidores" de sua equipe.


Aprendendo, educando a mente para se proteger contra esses dois vírus letais, o líder terá sempre o completo domínio de sua equipe. Ele conquistará o respeito e a adimiração de todos sem usar de força ou grito.


Esse tipo de "competência" está na pessoa, é dele, e nato! Ter essa habilidade trará a qualquer equipe excelentes resultados, tantos nos gráficos quanto na auto estima da equipe.



Marcos Vencedor