quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Melhoria contínua



Ser alguém melhor sempre!



A melhoria contínua também é conhecida como Kaizen, uma palavra de origem Japonesa, onde "Kai" significa mudar e "Zen" significa para melhor. Porém, a tradução que expressa melhor o significado desta filosofia é melhoria contínua.


Qualquer gestor que se preze tem de praticá-la e buscá-la dia após dia. Usar de repetição (minemônica) para o aprimoramento da melhoria é algo muito bom, por outro lado, nos prender de forma obscessiva ao "um" foco, engessará o processo evolutivo de qualquer empresa. Não estou dizendo que não devemos estar focados em um alvo, estou dizendo que não podemos esquecer que o foco, às vezes nos impede de ver oque acontece a nossa volta; e quando isso acontece, já não estamos mais buscando a realização pesoal, estamos sendo ambiciosos e amantes de nós mesmos sem olhar a necessidade de outrem a nossa volta. Não pode ser esse o princípio.



Se nas empresas a melhoria contínua tem de ser uma meta diária a ser alcançada, por ourto lado deixamos de exercer tal busca em nossa vida como ser humano.



Uma coisa é certa, posso ser a cada dia uma pessoa melhor. Não posso me esquecer disso.



Antes mesmo de ser um filosofia japonesa, a Bíblia já nos dá orientações acerca da melhoria contínua. Grandes homens no canôn acreditavam no processo da melhoria contínua. Dentre eles posso citar Moisés, Noé, José, Neemias, é claro, aquele que priva pela mehoria do maior de todos os projetos existentes (O HOMEM), que é Jesus.




Acredite em seu potêncial criativo. Tudo aquilo que você cria em sua mente, você é capaz de trazer existência.




Podemos a cada dia colocar em prática em nossas vidas hábitos de melhoria.




Por exemplo:




Dar bom dia sempre que chegamos.


Sorrir sempre. Mesmo que nosso mundo esteja desabando.


Ser forte o bastante para fortalecer; corajoso para encorajar, apaixonado para dispertar paixão e ousado para mudar.




Se eu penso logo existo; se existo eu posso!




Você é um vencedor. Nunca deixe que ninguém diga o contrário.


Marcos Vencedor.