quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vencendo nos negócios


"Você já observou um homem habilidoso em seu negócio? Ele será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura"


Provérbios 22: 29
NVI


Vencendo em seus Negócios


Sua realização profissional depende única e exclusivamente de sua vontade de vencer.



Os grandes homens da história que conquistaram o seu lugar ao sol, foram sem excessão, forjados em momentos de crise. Busque na biografia de cada um deles e você verá que o sucesso não veio da noite para o dia, foram muitas e muitas noites debruçados sobre seus esboços e planejamentos; acreditando que seus sonhos um dia os levaria ao sucesso.

Quantos de nós não deitamos um dia com uma grande idéia na cabeça? Todos nós! Está em nosso DNA esse princípio ativo. De vez em quando esse príncipio ativo se manisfesta em nós em forma de idéias. Todos ser humano tem dentro de si essa capacidade. Segundo Rick Warren em seu livro - "Uma Vida Com Propósitos" - , ele diz que o ser humano dispõe de si mesmo mais de 700 habilidades naturais.

Para que essas habilidades se manifestem, o homem tem de passar por "crises". Ao contrário do que muitos pensam, as "crises" podem nos proporcionar a conquista ou a derrota de nossos sonhos; tudo vai depender de como encaramos e avaliamos às circunstânicas da crise que nos envolve.

Qualquer que anseia chegar ao "Status" de empresário de sucesso, não chegará lá, sem que antes passe pela forja da crise, pelo fogo da paciência e pela fornalha do tempo. Esse processo é doloroso porém necessário. Caso você queira desistir depois de ler essa página por medo de enfrentar esses monstros que surgirão no decorrer do processo que a própria vida irá usar para prepará-lo para a vitória, então é melhor você nem tentar. Será uma perda de tempo e dinheiro. Fatores esses, que são fundamentais no mundo dos negócios. Mas se você está disposto a encarrar os desafios icógnitos que o futuro lhe reserva, então continue comigo.

O mundo dos negócios é tão imprevisível quanto a própria vida. Por que? - Você deve estar se perguntando. Veja bem: Um homem pode ter passado por cadeiras de faculdedes, ter agregados cursos ao seu currículun, ter feito MBA - Master Business Administration -, ter tido como seu professor de informática o Bill Gates, entretanto isso de nada lhe valerá se você não for criativo, determinado, ousado, encarar desafios, ter pulso e ser sensitivo para intuir o melhor momento de avançar ou retrocedor alguns passos; (isso esta na sua personalidade e não no seu caráter), para essas qualificações ainda não há faculdade, doutorado ou mestrado que lhe dê um diploma! Os diplomas lhe qualficarão em partes, mas não no todo. Haverá situações das quais sua intuição pessoal valerá e decidirá negócios mais que seus diplomas. Pode estar certo disso!


Vou contar por breves palavras como se obter a chave para o sucesso. Todo e qualquer homem que aspira, inspira e respira conquistar o sucesso profissional, ministerial e pessoal em sua vida, deverá atentar-se a isso. Para tanto vou lhes trazer e apresentar uma personagem Bíblica para dar ênfase e contextualizar o assunto.

Em Gênesis 12: 1 começa a jornada de Abraão - até então Abrão - anote isso!

  • Abrão = Pai da altura (Pai elevado).
  • Abraão = Pai de uma Grande Nação.

Não foi por acaso que Deus deu prioridade a Abrão em seus projetos. Abrão possuia qualidades que o distinguiu diante de tantos outros que Deus poderia chamar. Nome verdadeiro de Abrão talvez nem fosse esse, pois naqueles tempos os nomes eram realacionados aos atos dos homens e não seu nome de "batismo". Abrão tinha em sua natureza peculiaridades que chamaram a atenção de Deus. Se ele era conhecido como "Pai da altura" certamente por que ele era alguém que via as coisas por um prisma diferente do povo onde ele vivia. Prova disso é, que toda a sua família era adoradores de ídolos e ele não!

O que Deus viu de tão importante em Abrão que o tornaria em Abraão? Cinco coisas quero destacar e uma delas é razão principal da atenção de Deus sobre Abrão.

  • Convicção de seus sonhos
  • Fé.
  • Obediência aos príncipios.
  • Crença total em Deus.
  • Era dizimista.
Essas são as principais características que atrairam sobre Abrão o olhar de Deus. Como o Senhor poderia confiar o projeto chamado "Redenção da raça humana" a alguém que não fosse convicto de seus sonhos, que não tivesse fé, que não fosse obediênte, que cresce n'Ele e que não desse tudo de si ?(dizinista). Não seria possível! Deus como o maior de todos os empresários não daria esse passo em falso, jamais!

O dízimo é a mola mestra que impulciona o seu sonho profissional, ele é a matéria prima para o sucesso.

Na citação no cabeçalho que está em Provérbios 22: 29, nos é mostrado com exatidão a condição de um homem capaz em suas qualificações. Deus está a procura de homens capazes em suas personalidades para realizarem o mega projeto que Ele fez.

As qualidades que Deus procura não estão na natureza de seus caráteres mas sim em suas personalidades. Pois o homem já nasce com sua personalidade pré-definida, entretanto essa personalidade estará completa no momento em que seu caráter for totalmente moldado nos moldes do caráter de Cristo. Assim foi com Abrão/Abraão - Saulo/Paulo - Jacó/Israel . Suas personalidades eram fortes, determinadas, decididas; essas qualificações pessoais os levaram a presença do Rei dos reis. No Antigo Testamento vemos um Deus "Empreendedor", um Deus mais planejador, detalhador, criativo. Já no novo testamento vemos um Deus com sua obra em curso; sendo Jesus aquele que assumiu o comando momentâneamente para que o processo produtivo de Deus (em relação ao seu projeto não parasse), ele não parou.

Já em seu terceiro estágio de correção (PDCA), entra em cena a pessoa do Espírito Santo, que veio dar sequência ao projeto; mas Ele não para por ai, ainda temos uma última parte para que este projeto siga até seu fim.

Nesta fase do projeto entra em cena a Igreja do Senhor. É nesse estágio do projeto que estamos. Como Igreja, somos aqueles a quem foi confiado a continuação desse grande projeto. Somos aqueles que fomos achados em graça diante de Deus.

Há algo maior em Deus em relação a nós do que podemos compreender. Deus procurou Se expressar por palavras (escrita) todo seu amor por nós através das Escrituras Sagradas - João 3: 16 -, mas as palavras exprimem o que Deus pensa, mas jamais expressará em toda a sua essência os seus sentimentos, entretanto em I Coríntios 2: 9 e 10, esta revelação esta disponível para todos quantos o buscarem. Salmos 25: 14 - Salmos 119: 18 - Provérbios 8: 22 a 24.

Se o seu sonho de ser um grande homem de negócios está latente em sua alma; acredite, Deus é com você.

Se é ser um Ministro do Evangelho, vá em busca do seu sonho!



Seja qual for o seu sonho, não deista dele. Ele vale a pena. Acredite, você é muito mais especial do que imagina.

Você é um vencedor. Nunca deixe que ninguém diga o contrário.

Marcos Couto.