quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Criativo sempre será um Vencedor

"As pessoas em todo o mundo estão confusas, assustadas e revoltadas. Muitas se sentem dolorosamente traídas pelos erros das instituições e de indivíduos em quem confiavam para protegê-las, guiar suas vidas e seu ganha-pão".



Estou começando o post desse mês fazendo das palavras de Jeck Welch (Revista EXAME - Ed 943 - Ano 43 - nº9 -20/05/2009 - Pg 126) as minhas palavras iniciais para nos trazer a luz a mecânica de como a crise atual e seus reflexos podem nos beneficiar e nos trazer resultados possitivos para o futuro.



Há um fator predominante nesse atual momento em que vivemos - a desconfiança. É claro, não posso negar, que para os empresários é um momento muito delicado em todos os sentidos.



A uma semana atrás juntei minhas idéias em único bloco e decidi "agitar" com minha equipe de vendas. Depois de muito pensar, achei que a medida mais conveniênte para aquele momento seria atacar. Com a planilha pronta, tomei as devidas medidas, e mãos a obra. Depois de rodado por uma semana o programa que havia criado, observei que o resultado não alterou muito o ponto do gráfico de obejetivos que eu propus realizar.




O que fiz de errado? Me perguntei. Afinal já havia usado essa estratégia em outras ocasiões e o resultado se apresentava de imediato!




Me debrucei sobre o projeto, avaliei os pontos fortes e os fracos, fiz um chek list geral - nada de errado encontrei. Mas havia algo de errado! Os resultados não apareceram! Deixei o problema de lado por um momento para aliviar a cabeça. (Sempre faço isso para por as idéias em ordem).Saí do escritório para dar uma arejada... Fui ao pátio da empresa, falei com alguns colegas, li um pouco. Em fim, eu precisava disso.




Meu criativismo havia encontrado uma barreira insólita, a desmotivação da minha equipe. O medo de não conseguir atingir as metas, os preços caindo, o baixo giro de negócios, estava trazendo um desconforto e uma insegurança como eu ainda não havia presenciado. Descobri então a razão do porquê minha iniciativa com os meus vendedores não ter dado certo. O MEDO. O caminho a ser tomado então foi juntar a equipe e mudar o foco que eles estavam olhando. Ao invés de ficarem olhando para o momento negativo, motivei-os a que buscassem olhar para o futuro com uma perspectiva positiva. Sugeri que dessem idéias para otimizarmos as vendas - procurei envolvê-los na solução e tirá-los da zona crítica do desânimo. Estabelecemos um novo alvo, lançamos uma meta individual, uma premiação para aquele que atingisse às metas que foram estabelicidas. Os rostos que estavam tristes pela manhã, ao final do dia já esboçavam um sorriso otimista e confiante.




As crises sempre foram, são, e serão a matéria prima para o crescimento. Elas são um alerta que nos mostram que temos que mudar, inovar, sair da zona de conforto. Momentos como esses que a economia global está passando, com toda certeza, produzirá para o futuro, os melhores gerentes, os melhores gestores, empreendedores e líderes, em fim, a economia do futuro estará bem servida graças as adversidades de agora. O mundo ainda agradecerá pelo momento difícil que estamos passando agora. Vejo nisso um príncipio Bíblico que em Salmos 30: 5 - "O choro pode durar uma noite, mas a algria vem pela manhã". Antes de qualquer bonança, haverá uma tempestade!



Todo homem (mulher), crescerá à medida em que enfrentar a tempestade. Precisamos entender uma coisa, toda vez que formos envonvidos por alguma dificuldade, seja qual for ela, se tivermos disposição e criatividade, só sairemos ganhando.



Jacó foi um homem que desde o seu nascimento lutou para conseguir o seu espaço à sombra. Gênesis 25: 26 - "E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó". O cara já nasceu lutando! Depois de jovem, sua história não se diferencia em nada de nossos dias. O seu sonho de se casar com a mulher que amava lhe custou sete anos de de suor, muitas câimbras, noites de insônia, ansiedade. Depois de sete anos trabalhados, Labão seu sogro lhe estrega a filha mais velha, impondo-lhe uma condição de mais sete anos pela filha mais nova - aquela a quem ele amava. Gênesis 29: 19 a 36. Era só luta a vida de Jacó.




Ele precisava mudar o foco, precisava desenvolver o seu lado criativo. O que ele fez então? Como tirar proveito do trabalho penoso e transformá-lo em grana?




Ele tinha um sonho. Sua mente começou a trabalhar em favor de seu sonho, seu corpo entendeu que teria de ser assim; ele buscou envolver toda a sua família em seu sonho. Seus dias de empregado estavam contados.



A Bíblia nos conta que Jacó desenvolveu um método , uma estratégia para enriquecer. Algo nada convencional. Quem disse que grandes sonhos são comuns, são convencionias?



Gênesis 30: 37 a 39.


" Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,
E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber.
E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas".






Sua estratégia lhe rendeu riqueza, prestígio e liberdade financeira. Em momentos difíceis onde somos levados ao extremo da resistência física, emocional, financeira, nosso senso percepitivo fica mais ativo, mais aguçado. O nosso corpo produz mais adrenalina, nosso coração acelera, o cérebro recebe uma carga maior de óxigenio; ficamos mais suceptivéis para produir idéias.




Pense, pense... Haverá sempre uma saída!



Não se deixe abater pela crise. Crie oportunidades, inove... Você não nasceu para perder!





Você é um vencedor. Nunca deixe que ninguém diga o contrário.






Marcos Vencedor.